Dia contra Aids: DF tem debates, exames e entrega de preservativos

 
 

Brasília recebe entre este domingo (27) e o próximo sábado (3) nove atividades com o objetivo de prevenir, acelerar o diagnóstico e relembrar as metas da Declaração de Paris sobre Aids. As atividades ocorrem em alusão ao Dia Internacional da Luta Contra a Aids, no dia 1º de dezembro. Boletim da Secretaria de Saúde divulgado em fevereiro aponta aumento da doença entre jovense existência de 10 mil pessoas em tratamento atualmente.

De acordo com a Secretaria de Trabalho, as principais atrações ocorrem justamente no dia 1º de dezembro, quando haverá um debate com youtubers na Funarte. Além disso, serão intensificados testes de sangue e distribuição de preservativos e de informativos em centros de referência de tratamento para Aids e hepatites virais. O serviço estará disponível também nas administrações regionais de Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Samambaia e Varjão, e nas estações Central e 112 Sul do Metrô.

A meta do Brasil, pela Declaração de Paris, é alcançar o índice internacional: diagnosticar 90% das pessoas, colocar 90% dessas em tratamento e tornar a carga viral insignificante em 90% dos tratados.

 

Dados
O número de jovens entre 15 e 19 anos com o vírus HIV passou de 6 para 40 entre 2009 e 2014, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde divulgado em fevereiro. A pasta disse que recebe anualmente do Ministério da Saúde 15 milhões de preservativos masculinos, 400 mil preservativos femininos e gel lubrificante, para oferecer à população.

document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Fonte:

Deixe um comentário