DF cria sistema para tirar dúvidas do IPVA pela internet

A Secretaria de Fazenda disponibilizou, via atendimento virtual, um novo espaço para os contribuintes questionarem eventuais erros de cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2014. Até esta quinta-feira (3), os interessados podem acessar www.fazenda.df.gov.br e preencher o formulário on-line para contestação. É a primeira vez que o serviço é oferecido virtualmente no Brasil.

 

“O mundo tecnológico cresceu potencialmente nas últimas décadas, assumindo grande importância no dia a dia das pessoas, automatizando e gerando maior velocidade nas ações e no mercado atual. Oferecer o serviço virtualmente reforça o nosso compromisso de proporcionar conforto, agilidade e praticidade aos contribuintes”, afirmou o secretário de Fazenda, Adonias Santiago.

 

PASSO A PASSO – Para abrir a contestação, basta acessar o site e clicar em: Serviços SEF, depois em Cidadão, IPVA – Serviços e Reclamações. No menu ao lado esquerdo da tela, está o formulário de Impugnação de Lançamento do IPVA.

 

O interessado deve baixar o arquivo, preencher digitalmente, depois imprimir e assinar. Na sequência, deve entrar no Atendimento Virtual, clicar no ícone de pessoa física ou jurídica, selecionar IPVA e o tipo de atendimento (Reclamação contra lançamento ou Solicitação de redução de alíquota), preencher os dados solicitados na página e, por fim, digitalizar o formulário e anexar o arquivo juntamente com documento de identificação do requerente e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

 

PAGAMENTO – A primeira parcela ou cota única do IPVA 2014 vencerá na próxima semana, entre 7 e 11 de abril, conforme final da placa do veículo. Para não perder o prazo, a Fazenda orienta os que ainda não receberam os carnês nas residências a emiti-los pela internet.

 

Basta clicar na aba Serviços SEF, “Cidadão” e em seguida acessar o ícone “IPVA – Serviços e atendimento”. É preciso ter em mãos o número da placa e do Renavam do veículo.

 

As demais parcelas possuem vencimentos programados para as semanas de 12 a 16 de maio e de 16 a 24 de junho.

Fonte:

Deixe um comentário