DF bate recordes em transplantes

Em 2012 o Distrito Federal bateu os recordes em todas as modalidades de transplantes de órgãos em que é credenciado. Os números de operações de coração, rim, fígado e córnea cresceram significativamente em relação aos anos anteriores – alguns duplicaram e outros aumentaram em mais de seis vezes. Ao todo, foram 578 cirurgias realizadas em 2012.
Em relação ao transplante de fígado, as 39 operações efetuadas em 2012 superaram em mais de seis vezes o último recorde estabelecido no ano de 2000, de seis cirurgias. Além disso, no ano passado, o Distrito Federal duplicou o número de transplantes cardíacos com 18 cirurgias contra nove procedimentos em 2011. Com essa conquista inédita, o DF também zerou a fila por transplantes do órgão.
Também não há lista de espera para transplante de córneas. No ano passado, 407 operações foram realizadas, ultrapassando o recorde de 2009, de 403 procedimentos. Em comparação com os demais estados, o DF se manteve no topo do ranking nacional em 2012, como uma das unidades da Federação que mais fez transplantes de córnea por milhão de habitantes.
Fonte: Jornal de Brasília
Extratos dos Jornais

Deixe um comentário