DF abre contratação de 337 médicos temporários; prazo é de até um ano

 
Fachada da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1)
Fachada da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Foto: Raquel Morais/G1)

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou que vai contratar, até o fim do ano, 337 médicos temporários para a rede pública. Serão chamados 107 pediatras, 106 terapeutas intensivos de adultos e 124 neonatologistas. De acordo com a pasta, os 33 mil funcionários atuais da pasta custam ao governo R$ 2,2 bilhões ao ano. A Secretaria de Saúde não informou o impacto dos novos temporários no orçamento.

Uma portaria publicada no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (11) autoriza a seleção dos profissionais de saúde. Apesar de o Ministério Público do DF recomendar a suspensão da contratação de temporários, o GDF conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do DF que permite a contratação dos médicos por, no máximo, 12 meses sem possibilidade de prorrogação. 

Além dos trabalhadores temporários, a pasta está autorizada a convocar voluntários para prestar serviços de auxílio no atendimento à população a partir desta sexta.

Na última quarta (9), o governador Rodrigo Rollemberg nomeou 166 servidores públicos aprovados no último concurso da Secretaria de Saúde. Os profissionais trabalharão nos centros de saúde, em hospitais e na área administrativa. No grupo há médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, técnicos de farmácia e funcionários administrativos.

Eles se juntam aos 33 mil que trabalham na pasta e que custam ao governo R$ 2,2 bilhões ao ano. A Justiça autorizou o certame e o edital deve ser divulgado nas próximas semanas. Os novos médicos permitirão a reabertura de pediatrias fechadas, como a do Hospital Regional do Gama, que deixou de funcionar há cerca de um mês por falta de pessoal.

O gerente de Planejamento, Seleção e Provimento da Secretaria de Saúde, Alyson Cavalcante, afirma que havia grande demanda pelos profissionais, mas os médicos efetivos terão a possibilidade de integrar o efetivo até o término do contrato dos temporários.

“Os servidores que serão nomeados irão substituir os contratos temporários. Enquanto levamos aproximadamente um ano para realizar uma contratação de servidores, a seleção de temporários não chega a metade desse tempo”, disse.

document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Fonte:

Deixe um comentário