Desenvolvimento humano alto

Ao chegar à 85ª posição no ranking que mede o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Brasil entra no hall dos países de “desenvolvimento humano alto”. Mesmo com o bom resultado, vizinhos, como Argentina e Chile, ainda estão à frente do país. 

O Brasil está na 85ª posição no ranking que mede o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A lista foi divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e coloca o país na classificação de “desenvolvimento humano alto”. O IDH é calculado com base em diversos indicadores, que englobam não apenas a questão econômica, mas também social de cada nação.

Entre os principais parâmetros, estão a expectativa de vida, a escolaridade da população e o rendimento nacional per capita. Apesar de figurar entre os países da categoria “desenvolvimento humano alto”, o Brasil ficou atrás de vizinhos, como Venezuela, Uruguai e Peru. Argentina e Chile estão na classificação de “desenvolvimento humano muito alto”, que têm IDH superior a 0.800. Noruega, Estados Unidos e Austrália encabeçam o ranking mundial.

Fonte: Correio Braziliense

Extratos dos Jornais

Deixe um comentário