De trás ou detrás?

Recentemente, um amigo me contou que, ao sair para passear com a namorada, notou que uma das portas traseiras do carro estava aberta. Ele foi comunicá-la sobre isso, mas ficou com uma dúvida: o correto é a porta de trás ou a porta detrás?

Dúvidas acerca dessas expressões são mais comuns do que se imagina. Isso ocorre porque todas são formadas por palavras que, a depender do contexto, aparecem completamente sozinhas. Mas este artigo tem a finalidade de resolver esse problema!

De trás é uma locução prepositiva. Como, nesse caso, “de” fica sozinho, você deve perceber a necessidade de usar essa preposição. Vou demonstrar:

– Esse som alto vem de onde?

– Vem de trás daquela porta.

Você viu que, na própria pergunta, a preposição “de” veio explícita antes do pronome “onde”? Isso significa que, na resposta, “de” deve vir separado de “trás”. Veja mais um exemplo:

De qual lugar saiu o rato?

– Ele saiu de trás do armário.

Todavia, existem circunstâncias em que a preposição “de” não é necessária, não aparece isoladamente. Nesses casos, devemos usar detrás. Note:

Onde ele vive?

– Ele vive detrás da construção.

Entende-se, portanto, que, no caso inicialmente apresentado, a situação é a seguinte:

Qual porta está aberta?

– A porta detrás está aberta!

Sabe quais outras formas seguem o mesmo raciocínio? De baixo e debaixo! A ideia é exatamente a mesma! Faça você uma simulação com os exemplos que acima apresentei.

Ah, os testes que fiz acima não são macetes! Uma das formas mais usadas para analisar morfossintaticamente sentenças é a criação de perguntas! É por isso que costumo dizer que boa parte das nossas relações gramaticais podem ser entendidas, e não meramente decoradas!

Fonte:

One Response

Deixe um comentário