De Brasília para o mundo nas asas da juventude

 

Que Brasília é conhecida nacionalmente como a capital dos concursos, ninguém discute. Mas dizer que é daqui uma das maiores empresas do Brasil na área de pesquisa e formação profissional pode suscitar certa desconfiança.

Com mais de 6500 funcionários em atividade neste final de ano – 500 no DF e outros 6000 espalhados por todo o país –, a Axiomas Brasil, uma empresa genuinamente brasiliense, ocupa um espaço digno das empresas veteranas, apesar de estar no mercado há apenas cinco anos.

Para fazer girar essa engrenagem, a empresa é hoje grande consumidora de equipamentos e programas de computador de ponta. Um deles – chamado MetroCount e que serve para a aferição de dados de pesquisa de origem e destino em rodovias, por exemplo – foi, inclusive, o responsável pelo reconhecimento da Axiomas como a maior empresa do mundo, no momento, em utilização da tecnologia, de acordo com documento emitido pela própria fabricante do MetroCount.

Se as primeiras informações já impressionam,  o perfil do fundador e tocador da empresa corrobora ainda mais a impressão de que se trata de uma grata  novidade. Principalmente num cenário tão influenciado pelo sonho cada vez mais disputado de ingressar no serviço público.

À frente de tudo isso está um jovem de apenas 28 anos, que há pouco mais de sete anos formou-se em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB), e depois de dois anos dando aulas na própria universidade,   resolveu remar contra a maré: enquanto a maioria dos colegas de faculdade embrenho-se no caminho dos concursos públicos, Godofredo Filho fundou sua própria empresa.

“Contratei um amigo para fazer o trabalho burocrático de abertura da empresa e fiquei devendo a metade do combinado, pois só tinha R$ 400 no bolso. Hoje, esse amigo brinca comigo que lhe devo muito mais, o que é verdade”, diverte-se Godofredo, enquanto explica as múltiplas atividades que elabora e executa em companhia dos milhares de colaboradores.

 

Pesquisa e formação

Profissional, o “X” da

Questão e do sucesso

 

A decisão de abrir uma empresa com foco em pesquisa e formação profissional não foi tomada por Godofredo de forma aleatória. Com a formação acadêmica de administrador de empresas e muito tino para os negócios, o jovem egresso da UnB identificou que havia uma carência de fornecedores desses dois serviços, principalmente para projetos de grande envergadura, tanto governamentais quanto de empresas privadas.

No caso da área de pesquisas, a Axiomas desenvolve trabalhos nos diversos ramos da atividade, como levantamento de mercado, sócioeconômico e de origem e destino. Deste último modelo, por sinal, é que vem a grande utilização dos equipamentos MetroCount e que rendeu à empresa de Godofredo o reconhecimento do fabricante americano como a maior consumidora do momento da engenhoca que faz a contagem de veículos que rodam pelas principais rodovias do Brasil.

Já a atuação no ramo de formação profissional é voltada basicamente para grandes projetos, seja de governos ou de corporações privadas.  Godofredo optou por não brigar pelo mercado de varejo de cursos profissionalizantes, apesar de reconhecer que eles também são de suma importância para a atividade econômica. “Um complementa o outro, mas sempre me interessei por grandes desafios, e por isso acho melhor já pegar um projeto que comece com milhares de alunos”, compara o jovem empreendedor.

Para quem chegou a Brasília com apenas 17 anos, sem dinheiro no bolso e com o sonho de estudar na UnB, Godofredo acha que já avançou bastante. Mas quer continuar avançando. “Pouco a pouco, nossa empresa está provando que é possível gerar empregos inteligentes, sem poluição, e na Capital do País, que quase sempre só é lembrada como berço do serviço público, o que, se não é ruim, também não pode ser a única opção para os milhares de jovens que anualmente entram no mercado de trabalho”.

Pode até parecer uma frase pronta, mas partindo de quem tem a trajetória de Godofredo, é preciso ser levada em conta com muita atenção.

 

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

 

QUALIFICOPA – 12 MIL ALUNOS FORMADOS

MAIS AUTONOMIA – 2 MIL JOVENS FORMADOS

PRÓ-JOVEM – 3,6 MIL JOVENS EM FORMAÇÃO

OUTROS CURSOS – 4 MIL JOVENS FORMADOS

 

PRÊMIOS RECENTES

 

– Troféu Top Of Businnes Nacional 2013 como melhor empresa na área de qualificação profissional

-Troféu Top Of Business Internacional – melhor  empresa da América Latina e Europa em formação profissional

– Prêmio Quality da Sociedade Brasileira de Educação e Integração

– Maior empresa de pesquisa origem e destino segundo a fabricante americana do equipamento MetroCount

– Prêmio Quality Internacional, entregue no final de novembro no Panamá às melhores empresas de desenvolvimento de pesquisa do mundo

Deixe um comentário