Curso para vaqueiros forma 15 participantes

Encerra nesta quarta-feira (13) o curso “Vaqueiro Competente”, promovido pela Emater, que teve como objetivo a capacitação de trabalhadores e pequenos produtores rurais que atuam na pecuária leiteira. Cerca de 15 participantes receberão o certificado de conclusão.

 

Realizado duas vezes por ano, o curso está ligado ao programa “Brasília Leite Sustentável”, que oferece tecnologias e práticas de baixo custo aplicáveis a pequenas propriedades produtoras de leite. Os temas abordados durante as atividades foram manejo e alimentação de animais, controle e prevenção de doenças, higiene na ordenha, legislação e saúde do trabalhador.

 

De acordo com a coordenadora do Programa do Leite da Emater-DF, Flávia Lage, a iniciativa surgiu da necessidade de se capacitar vaqueiros para um melhor desempenho na pecuária do DF. “Assim, conseguimos suprir a demanda por mão-de-obra e garantir, consequentemente, uma produção leiteira com mais qualidade”, explicou.

 

NOVA LEI – Flávia Lage lembra que, com a lei 12.870 — que cria a profissão de vaqueiro, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em outubro deste ano — o trabalho de capacitação realizado pela Emater-DF fica mais sólido. “Com profissionais mais bem preparados reconhecidos pela nova legislação, garantimos o fortalecimento da cadeia produtiva do leite e um produto com mais qualidade na mesa do consumidor”, atestou Flávia.

 

O curso acontece nas instalações do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF, em Planaltina.

Fonte:

Deixe um comentário