Curso em Terapia Comunitária Integrativa

Disponível em 22 unidades de saúde do Distrito Federal, o serviço de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) atendeu, somente em 2013, mais de 6 mil pessoas. Segundo a Secretaria de Saúde, essa é uma ação que busca tratar as doenças do corpo e da alma dos pacientes.

 

A terapia é desenvolvida em grupos com número variado de participantes. Nos encontros, as pessoas compartilham sofrimentos e dificuldades, comemoram vitórias, constroem em conjunto a sensação de pertencimento comunitário.

 

“Isso possibilita que, por meio do compartilhamento de experiências, elas se sintam respeitadas, acolhidas, além de estimular a autonomia e a autoaceitação”, destacou o coordenador de TCI da Secretaria de Saúde, Alexandre Staerke.

 

Segundo ele, as regras são estabelecidas para deixar o participante à vontade, sem julgamentos, a fim de promover a troca de experiências. Os temas são escolhidos pelo grupo com o desafio de não intervir nas decisões dos participantes, mas de fazer com que eles tenham mais argumentos.

 

Os interessados em participar dos encontros devem procurar uma das 22 unidades de saúde que oferece o curso ou a Secretaria de Saúde.

Fonte:

Deixe um comentário