Cultura organiza Festival de Cinema de Brasília

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal decidiu cancelar o edital 09/2020, que selecionava uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar o 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e vai organizar diretamente a edição de 2020, prevista para o mês de dezembro.

A Secec entendeu que todo o processo de escolha transcorreu dentro dos parâmetros de legalidade, mas o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, emitiu nota onde afirma que: “Diante do clima criado que paira sobre o processo de seleção da OSC, que cumpriu todas as fases previstas, com transparência, inclusive fornecendo as fichas de avaliação da Comissão de Seleção aos concorrentes para montarem suas peças recursais, não é do interesse fazer um Festival de Brasília sem o clima colaborativo com a classe cinematográfica. Assim, opto pelo cancelamento do edital”.

Ainda segundo o secretário, “a realização da edição histórica do Festival, no ano de comemoração dos 60 anos de Brasília, ficará por conta da pasta, mantendo a tradição em respeito aos amantes da arte cinematográfica e ao que o festival significa para a história cultural da cidade”.

O cancelamento do edital segue o rito de publicação no Diário Oficial do Distrito Federal ainda nesta semana, anulando a homologação do Instituto Eu Ligo como o vencedor do certame.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

Deixe um comentário