Cultura alimentar

A importância da alimentação não se restringe apenas ao aspecto nutricional. A alimentação é um fenômeno que envolve aspectos psicológicos, fisiológicos, econômicos e também, culturais. Cada população tem sua cultura alimentar, e com isso, alimentos e preparações típicas de cada região.

Nos últimos 50 anos, em quase todo o mundo, a alimentação sofreu um processo de grande transformação, com tendência crescente à padronização dos hábitos alimentares. As refeições passaram a ser feitas fora de casa, os fast foods tomaram conta do mercado e a base da alimentação passou a ser de alimentos industrializados, altamente calóricos, ricos em sódio, gordura e açúcar. Baseado nesse novo padrão alimentar a prevalência da obesidade no Brasil quase se assemelha a norte americana.

A valorização do consumo de alimentos regionais, principalmente in natura provenientes da agricultura familiar, é uma das formas de garantir uma alimentação saudável mantendo a cultura alimentar de cada região. Estudo recente mostrou que o Brasil apresenta em seus frutos nativos uma imensa variedade de compostos antioxidantes. Portanto, valorizemos mais os alimentos aqui produzidos e a nossa cultura alimentar.

Deixe um comentário