Cuidado! Estresse engorda…

 

O estresse gerado pelo trabalho ou por outras atividades que geram determinada pressão ao longo do dia pode contribuir para o ganho de peso. Estudo feito por cientistas norteamericanos com seis mil pessoas e divulgado em 2012, mostrou que 44% dos entrevistados declararam ter ganhado peso no emprego atual, e os mesmos referiram que o estresse contribuía para a escolha de alimentos mais calóricos, como forma de compensação pelo ambiente hostil. O sedentarismo e o estresse no trabalho foram os principais pontos levantados nesse estudo.

Alimentos ricos em açúcar e gordura estão relacionados à maior palatabilidade, o que, muitas vezes, confere mais prazer no momento da refeição. Por isso, tendem a ser os escolhidos por pessoas que trabalham em ambientes estressantes. Uma alimentação equilibrada, rica em grãos, cereais integrais, frutas e hortaliças, além de adequada ingestão de água, pode ajudar a manter os níveis de cortisol, gerado pelo estresse, diminuídos.

Além de uma alimentação saudável, a prática regular de exercícios, meditação e uma boa noite de sono são excelentes contribuições para o controle do estresse e do peso.

Deixe um comentário