CRIAÇÃO DE COOPERATIVA

Prefeito Cristóvão atende reivindicação antiga dos catadores de lixo

 

Prefeito Cristóvão: “Nossa prioridade é garantir oportunidades e renda para essas pessoas”

 

O prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin, prometeu dar todo o suporte à criação de uma cooperativa para os catadores de lixo do município goiano do Entorno de Brasília. Durante reunião com representantes da categoria na quarta-feira (23), Tormin garantiu que a Prefeitura apoiará a iniciativa, para garantir oportunidades e capacitação aos catadores, para que tenham mais renda e melhores condições de trabalho, além de combater a informalidade.

“Os catadores desempenham um trabalho muito importante. Nossa prioridade é garantir oportunidades a essas pessoas. Tenham certeza de que ofereceremos todo o apoio necessário não só para a criação, mas também para o pleno funcionamento dela”, disse o prefeito.

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Lisane Ramos Neto, lembrou que tão logo assumiu a pasta, a primeira determinação que recebeu do prefeito foi a de viabilizar a criação da cooperativa de catadores. “Depois de vários estudos técnicos e elaboração de projetos, agora estamos prontos para o pontapé inicial. Com o total apoio de Cristóvão, a cooperativa será, sim, realidade”, ressaltou.

Fabiane Souza, que trabalha no lixão há 15 anos, comemorou a notícia. “Desde quando comecei a trabalhar no lixão, sonho com essa cooperativa. Só assim teremos os nossos direitos garantidos, como a nossa aposentadoria, seguro de saúde, além de renda fixa e melhor qualidade de vida. Ainda bem que agora o sonho vai virar realidade”, enfatizou.

Após a criação da cooperativa, a Prefeitura a contratará para a realização dos serviços de coleta e triagem dos resíduos sólidos produzidos no município. “A prestação de serviços deverá começar em janeiro de 2014. Em média, cada catador poderá receber R$ 700 mensais. A nossa próxima ação, conforme já determinou o prefeito Cristóvão, será viabilizar a construção de um aterro sanitário controlado em nosso município”, completa Lisane Ramos.

 

Deixe um comentário