Congresso deve votar Orçamentos e royalties nesta semana

Os presidentes da Câmara e do Senado, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Renan Calheiros (PMDB-AL), marcaram para amanhã (5) a sessão do Congresso para votar o Orçamento da União de 2013 e o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto que altera as regras de distribuição dos royalties do petróleo.

A votação dos dois temas deve ocorrer na mesma sessão porque os presidentes das duas casas temem retaliações, inclusive da própria base aliada, que pudessem derrubar a votação da peça orçamentária.

Lula Marques/Folhapress
Congresso Nacional em Brasília
Congresso Nacional em Brasília
O projeto do Orçamento deste ano, que deveria ter sido votado até dezembro, não foi levado a plenário diante do impasse gerado pela questão dos royalties do petróleo. Sem uma previsão orçamentária, o governo decidiu editar uma MP (medida provisória) com a liberação de crédito extraordinário até que a matéria fosse votada.

Renan e Alves dizem ter receio de que votando primeiro os royalties, parte dos congressistas boicote a votação do Orçamento.

A maioria dos congressistas insiste em analisar a questão dos royalties como prioridade, por isso a votação do Orçamento pode ficar comprometida.

Fonte: Folha Online

Extratos dos Jornais

Deixe um comentário