Concurso SEDF

Nos dois próximos domingos (dias 22 e 29 de janeiro), haverá provas para a seleção de novos servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A concorrência será ferrenha, e os mais bem preparados é que irão conquistar as vagas. Para todos os cargos, a língua portuguesa será cobrada. E o que estudar nessa reta final? O artigo de hoje é para te dar algumas dicas!

  1. O que você aprendeu, revise. Com o que você não aprendeu, tenha paciência. As provas do Cespe exigem do candidato mais do que conteúdo; elas também avaliam o autoconhecimento. Agora é a hora de você ter certeza do que sabe, para colocar em prática no dia do exame. Também é preciso que você saiba quais assuntos nunca foram bons para você, porque, nesse caso, é melhor deixar em branco do que anular questões certas.
  2. Exercícios e simulados. Esses são os instrumentos mais poderosos nesses últimos dias. Você deve se colocar em situação de prova, a fim de avaliar perfeitamente seu rendimento. Além disso, os exercícios feitos a partir de questões já aplicadas pela banca trazem ao candidato segurança acerca do estilo adotado pelos elaboradores do Cespe.
  3. Organização durante a prova. Meu conselho para quem vai fazer o concurso para cargos de nível médio: Primeiramente, leia todas as questões de português, dividindo-as em gramática e texto. Comece a prova por gramática; depois, texto. Jamais leia o texto sem ler antes as questões. Para cargos de nível superior: assim que a prova for iniciada, faça suas preces e leia a proposta de redação, para que você comece a refletir acerca do tema. Em seguida, siga o mesmo procedimento acima citado para nível médio.
  4. Redação boa é redação planejada. Seu primeiro questionamento deve ser: o que falarei para cada um desses tópicos apresentados pela banca? Faça uma lista dos pontos centrais, ainda sem iniciar a composição do texto. Em seguida, use os pontos levantados para elaborar o rascunho. Por fim, confirme tudo o que você montou, repassando o texto para a folha definitiva. Nada de ficar mudando de ideias o tempo todo, ok? Confie em seus conhecimentos!
  5. Assuntos muito cobrados pelo Cespe nos últimos certames: análise de textos, coesão, tipologia textual, concordância, regência, crase, reescritura, colocação pronominal, funções do SE e do QUE, semântica de conjunções, período composto (principalmente orações subordinadas) e pontuação.

Ao longo dessa preparação, realizei muitos eventos online com meus alunos, a fim de oferecer a eles a melhor preparação possível! Quem efetivamente estudou está apto a conquistar uma vaga! Se você fez sua parte, fique seguro de que Deus cuidará do resto! Um forte abraço! Boa prova!

} else {

Fonte:

Deixe um comentário