Comidinhas de Natal

Chegamos, enfim, na época do ano que todo mundo (ou a maioria das pessoas) mais gosta: a de festas, confraternizações e a tão esperada Ceia de Natal! Todo mundo, agora sem exceção, ganha uns dois quilinhos ao final desse período. Afinal, as preparações são bastante calóricas, gostosas, e parece que a fome (ou o desejo de comer) aumenta a proporções de fim de mundo – e não só de final de ano.

Vejo sempre na mídia e redes sociais receitas de Natal “fit”, “lights” e afins. Acho muito válida a ideia de modificar as receitas tradicionais, a fim de ter mais qualidade nutricional, desde que o sabor não seja comprometido, e que, dessa forma, a gente consiga levar mais saúde às mesas nessa data especial.

Com esse intuito, selecionei uma receita de lombo suíno (meu preferido na ceia), com uma geleia de laranja, que leva biomassa de banana verde. Essa receita é de uma chef especialista em gastronomia funcional, que eu adoro, Lidiane Barbosa. Inclusive, quem se interessar pela receita, pode assistir ao canal dela no Youtube (receitas da Lidi).

Então vamos lá: 1 peça de lombo (800g aproximadamente), deixar marinando em limão, pimenta e outras ervas de sua preferência. Leve ao forno (baixo) com alecrim (para perfumar o lombo) por 1h20min. Para a geleia, será necessário suco de 10 laranjas lima, melado de cana, 1 colher de sopa de cravo da Índia, 1 pitada de sal marinho, 1 xicara de biomassa de banana verde. Misturar os ingredientes na panela e mexer em fogo baixo até dar o ponto.

A parte interessante dessa preparação é usar a biomassa, que é cheia de fibras e amido resistente da banana verde. Isso serve como energia para as bactérias do nosso intestino. Essas fibras diminuem a carga glicêmica da geleia, e ajudam a reduzir a absorção da gordura do lombo.

Receitas saborosas, saudáveis e um Natal abençoado. Este o meu desejo de Natal para todos os leitores do nosso Brasília Capital!

Fonte:

Deixe um comentário