Comércio funcionará domingo

Patrões e empregados chegaram a um acordo para o funcionamento do normal do comércio do Distrito Federal no domingo (3). No entanto, na segunda (4) e na terça (5), as lojas de shopping e de rua ficarão fechadas durante todo o dia. Os estabelecimentos só reabrem na quarta-feira (6) de cinzas, com horários normais. O calendário foi definido em convenção coletiva entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. É a segunda vez em que as partes decidem abrir as lojas no domingo de carnaval. A primeira ocorreu no ano passado.

Metrô – O metrô funcionará até a meia-noite durante o carnaval. O esquema diferenciado começa na sexta-feira (1º) e seguirá até a terça-feira (5). Na quarta-feira de Cinzas (6), o horário de funcionamento é normal, das 6h às 23h30. O Metrô e a Polícia Militar planejam estratégia de segurança para garantir o retorno tranquilo dos foliões para casa. A empresa lançou a campanha “Hora de cair na folia! Só não vale quebrar o Metrô” para conscientizar a população da necessidade de preservar o patrimônio público e evitar depredação nos trens e nas estações.

No ano passado, a empresa teve um prejuízo aproximado de R$ 50 mil com vidros das janelas e portas quebrados, acionamento do botão de emergência sem necessidade e de extintores de incêndio.
Uma das peças da campanha pede que o “botão soco”, como é conhecido o botão de emergência, somente seja acionado em caso de extrema necessidade, uma vez que a composição precisa parar para que o piloto verifique o que ocorreu. Além disso, o uso indevido é crime.

Deixe um comentário