Começa a Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente começa nesse domingo (2) e terá muitas ações e atrações ambientais para a população do Distrito Federal. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) vai participar com eventos no Eixão Norte e nos parques Ecológicos Dom Bosco (Lago Sul) e Olhos D’Água (Asa Norte), tendo como principal objetivo reavivar o sentimento da sociedade quanto à importância de se respeitar o meio ambiente, preservar o planeta e melhorar a qualidade da vida humana.

A partir das 9h, na altura das entrequadras 111/112 Norte do Eixão, o Ibram mostrará uma exposição de fotos da ESECAE – 50 anos, distribuição de cartazes “Eu Amo Cerrado” e para a criançada gincana e jogos de tapete. Já no parque Dom Bosco, às 8h30, haverá um pedal oferecido pelo grupo REBAS do Cerrado, por meio do projeto Na Trilha que é fruto de uma parceria entre o Grupo de Caminhadas Brasília (GCB) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), com intuito de estimular a prática de caminhadas ao ar livre, o projeto proporcionará um levantamento de trilha, monitoramento, capacitação e 12Km de trilha média. E no parque Olhos D’Água, a partir das 10h, terá um café da manhã colaborativo, com direito a chorinho ao ar livre e doação de mudas de espécies do Cerrado.

Na terça-feira (4), o Ibram estará presente em outras duas ações que ocorrem simultaneamente. Uma programação acontecerá no Parque Ecológico das Garças (Lago Norte), que será a Roda de Conexão, é uma roda de Conversa com educadores sobre educação ambiental, será das 14h às 18h.

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) terão algumas atrações que o Ibram estará presente. No Parque Ecológico Águas Claras (Águas Claras), será feita a entrega do parque mutirão do SOS Parques das 9h às 12h. Terá plantio de mudas pelos alunos do Parque Educador assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT) com Secretaria de Estado de Educação (SEE), Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para o Parque Educador.

Será feito o lançamento da campanha de adoção responsável de cães e gatos pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) na quarta-feira (5). Nesta ação estarão presentes o MPDFT, Ibram, SEMA, Ongs, Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), alunos da rede de ensino e membros do Governo do DF. O propósito é lançar a campanha de adoção com a sensibilização da sociedade para a posse responsáveis de animais domésticos, muitos deles resgatados por cuidadores ou órgãos de fiscalização. Esses animais já estão castrados e vacinados e estão aguardando apenas a chance de irem para um novo lar.

No Parque Ecológico Sucupira (Planaltina), na quinta-feira (6) das 9h às 18h serão feitos vários programas em prol do meio ambiente, como Adasa Na Escola, Expresso Ambiental da CAESB e Forró Terapia. Será um evento organizado pelo Ibram, ADASA e Caesb para comemorar a semana do meio ambiente.

Nos dias 7, 12 e 14 de junho, o Ibram estará presente na Feira do Livro de Brasília, que acontece no Museu da República. O instituto irá participar da contação de histórias infantis.

Na quarta-feira (19), será comemorado na Universidade de Brasília (Unb), o aniversário do Museu Virtual do Cerrado, com exposição de fotos da ESECAE – 50 anos e cartazes Eu Amo Cerrado. Este é um evento em comemoração ao 2° aniversário do Museu do Cerrado que tem como missão divulgar os conhecimentos científicos e os saberes e os fazeres populares acerca da sociobiodiversidade do sistema biogeográfico do Cerrado. O Museu é um espaço aberto para divulgação de ações/projetos para a conservação, preservação e recuperação do Cerrado e a valorização do patrimônio ecológico, arqueológico e cultural dos Povos do Cerrado. Haverá uma mesa de trabalho com palestras e debates relacionados a Reserva da Biosfera do Cerrado com enfoque na Estação Ecológica de Águas Emendadas – ESECAE. No final do mês na quinta-feira (27) e sexta-feira (28), no Parque Urbano e Vivencial do Gama das 8h às 18h terá um teatro de bonecos e tendas com mini palestras sobre a fauna e flora do bioma Cerrado. Trata-se de uma ocupação artística no Parque Urbano e Vivencial do Gama.

Deixe um comentário