Começa a distribuição de pulseiras de identificação para minifoliões

Mais de 10 mil pulseiras de identificação infantil estarão disponíveis a partir desta quarta-feira (26) em postos da PMDF, para garantir a segurança dos minifoliões durante o carnaval. Serão distribuídas nos mesmos locais carteirinhas com foto e informações da criança como mais uma medida para evitar que se percam dos pais ou responsáveis.

 

“Basta um segundo para a criança sumir da vista dos pais. Essa é uma das ocorrências de maior incidência em festas no DF, por isso a importância da identificação não só no carnaval, mas em todos os locais de movimento. Não temos números porque é um caso que se resolve em sua maioria sem registro policial”, afirmou o porta-voz do órgão, capitão Michello Bueno.

 

Serão montados três pontos móveis para a entrega das identificações nas cidades onde ocorrerão as maiores festas, como na Asa Sul, Taguatinga e Ceilândia, em dias e horários da folia; e dois fixos nas Ouvidorias da PMDF, localizadas em Ceilândia e na Rodoviária do Plano Piloto, de segunda a sexta, das 7h às 19h, e no sábado, das 7h às 12h35. “Esses foram os locais onde houve maior procura no ano passado, por isso restringimos a distribuição para somente eles”, ressaltou o capitão.

 

As carteirinhas também podem ser adquiridas no site do órgão, basta entrar no endereço www.pm.df.gov.br e clicar no link que está em destaque na página principal. Após preencher os dados solicitados é só anexar uma foto 3 x 4. Segundo Bueno, para conservar o documento, é indicado plastificá-lo.

 

Uma dica da PM é sempre levar os pequenos foliões já alimentados para esses locais de festa e passar protetor solar. “Quando as crianças se perdem, elas ficam nervosas e se estiverem em jejum podem até desmaiar. E a proteção solar garante que elas não tenham insolação. Outro conselho é sempre orientá-las a procurar um policial caso se percam”, destacou.

 

Serviço

 

Confira os locais de distribuição:

 

– Postos fixos: Ouvidorias da PMDF (Ceilândia e Rodoviária do Plano Piloto);

– Postos de identificação móveis: Bases Comunitárias Móveis do 1º BPM (Asa Sul), 2º BPM (Taguatinga) e 8º BPM (Ceilândia).

Orientações para os pais ou responsáveis:

– Identifique a criança com a carteirinha;

– Não deixe a criança sozinha;

– Aplique protetor solar;

– Cuide da hidratação e da alimentação;

– Use fantasias leves e calçados confortáveis;

– Evite festas superlotadas;

– Evite subir crianças em trios elétricos;

– Oriente o seu filho a evitar contato, carona, alimento ou presente de pessoas estranhas;

– Caso a criança se perca, procure imediatamente a Polícia Militar.

Fonte:

Deixe um comentário