Começa 3ª reunião de cardeais para preparar o conclave

Cardeais chegam à Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, para participar, nesta terça-feira, da terceira reunião preparatória para o conclave
Cardeais chegam à Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, para participar, nesta terça-feira, da terceira reunião preparatória para o conclave – Maurizio Brambatti/Efe













A terceira reunião de cardeais para preparar o conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI começou às 9h30 locais (5h de Brasília) desta terça-feira na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano. Participam da congregação os 146 cardeais – 107 deles eleitores – já presentes no Vaticano desde ontem, além daqueles que chegaram nas últimas horas a Roma, número que será confirmado no final da sessão pelo porta-voz Federico Lombardi.
O Colégio Cardinalício é composto por 207 membros, dos quais 117 são eleitores, ou seja, têm menos de 80 anos de idade. Os demais não podem votar, ainda que possam ser escolhidos papa.
Desses 117, dois renunciaram a participar do conclave. Trata-se do indonésio Julius Darmaatmadja, por doença, e o escocês Keith O’Brien, ex-arcebispo de Edimburgo que é acusado de “comportamento inadequado” por outros religiosos na década de 1980.
O cardeal decano, Angelo Sodano, já disse que a data do segundo conclave do terceiro milênio não será confirmada até que todos os eleitores estejam presentes em Roma, o que deve acontecer nas próximas horas.
Fonte: Veja Online
Sites e Blogs

Deixe um comentário