COI anuncia data das olimpíadas de Tóquio

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os jogos Olímpicos de Tóquio no Japão, adiados por causa da pandemia do novo coronavírus, serão realizados em data a ser confirmada entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30) pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). As datas de torneios classificatórios ou pré-olímpicos ainda serão definidos pela federação internacional de cada esporte.

Antes do adiamento, a competição ocorreria de 22 de julho a 9 de agosto deste ano. O novo calendário foi definido apósestudos e negociações entre o presidente do COI, Thomas Bach e dirigentes de federações e comitês nacionais. O período definido coincide com o verão de 2021 no hemisfério norte, como havia prometido o COI.

Os Jogos continuarão com o mesmo nome e foram oficialmente adiados na semana passada devido à pandemia do covid-19. A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Bach e Shinzo Abe, primeiro ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições.

O orçamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos terá de ser revisto. O contrato com algumas das sedes esportivas também passará por uma renegociação. Há ainda a preocupação sobre como ficará a questão dos ingressos e devolução de dinheiro para quem não quiser mais ir a Tóquio em 2021.

Deixe um comentário