Cirurgia bariátrica no SUS

O ministro Alexandre Padilha

Obesidade entre jovens está em crescimento no Brasil, mas cirurgia deve ser “último recurso”, diz ministro (Givaldo Barbosa/Agência O Globo)
Em outubro do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou várias medidas para conter o avanço da obesidade (Índice de Massa Corporal acima de 30). Na terça-feira (19), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou uma portaria que define desde os cuidados iniciais do problema, como a orientação e a mudança de hábitos, até os critérios para a realização da cirurgia bariátrica.
 A idade mínima para realizar o procedimento cirúrgico cai de 18 para 16 anos nos casos de obesidade mórbida (IMC acima de 40) e em casos de jovens com IMC acima de 35 em que há risco de saúde para o paciente, como naqueles que apresentam diabetes, hipertensão, hérnia de disco e apneia do sono. 
Os jovens terão de passar por uma análise da idade óssea e por uma avaliação criteriosa do risco-benefício. A portaria passa a valer já a partir desta quarta-feira, quando será publicada no Diário Oficial da União.
A alteração deve-se ao aumento dos adolescentes com sobrepeso, que atualmente está em 21%. 
Fonte: Veja Online
Extratos dos Jornais

Deixe um comentário