Chia

A Salvia hispânica, também conhecida como Chia, é uma planta nativa da Guatemala e regiões centrais do México e Colômbia. Existem evidências de que os astecas já cultivavam a Chia desde antes do século XVI.

A semente da Chia é considerada um alimento de propriedades funcionais, pois é fonte de ômega 3, proteínas, fibras, substâncias antioxidantes e minerais como fósforo, cálcio,ferro e magnésio.

O ômega 3 presente na Chia, ajuda na prevenção de doenças  cardiovasculares, e apresenta características anti-inflamatórias. O ômega 3 também parece ser benéfico no controle da pressão arterial e na redução do colesterol e dos triglicerídeos séricos.

Por ser rica em fibras, a Chia ajuda a prolongar a saciedade, por proporcionar um esvaziamento gástrico mais lento, além de melhorar o funcionamento intestinal.

A semente de Chia é fonte de substâncias antioxidantes, e alguns estudos com animais já demonstraram que esse alimento pode auxiliar na prevenção do desenvolvimento de alguns tipos de cânceres, principalmente do Câncer de mama.

É possível adicioná-la a frutas, cereais, saladas, sopas, iogurtes e vitaminas. Moída, é uma substituta da farinha em receitas (pois ajuda dar liga) de massas, pães, e biscoitos. Outra forma de utilizá-la é hidratando a semente antes do seu consumo, proporcionando maior saciedade ao ser ingerida.

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