Carreta da mulher chega ao Lago Norte

De 6 a 10 de janeiro, a Carreta da Mulher atenderá a comunidade do Lago Norte. A Unidade Móvel da Secretaria de Saúde ficará no estacionamento da Igreja Nossa Senhora do Lago, em frente à Prefeitura Comunitária na QI 1/3.

 

Desde o lançamento do programa, em março de 2013, foram feitos mais de 20 mil atendimentos em todo o Distrito Federal. Para a realização dos exames as mulheres devem levar um documento de identidade com foto e o cartão nacional de saúde – cartão do SUS.

 

Serão realizados 100 exames de Mamografia e Ecografia por dia, sendo 50 deles no período matutino e 50 no período vespertino. O único exame que não será realizado é o preventivo de câncer de colo uterino (Papanicolau).

 

As mulheres com menos de 40 anos só poderão fazer o exame de mamografia se tiverem o pedido médico. Já as maiores de 40 não necessitam de pedido. Esse exame é proibido para mulheres grávidas e as que estiverem amamentando.

 

Para os exames de ecografia serão necessários o pedido médico datado em 2013 e o CID (Código Internacional da Doença). Além disso, para a ecografia transvaginal é necessário que a mulher não tenha relação sexual dois dias antes do exame. Já para a de abdômen, é necessário tomar cerca de seis copos de água antes.

 

Além desses exames, serão realizadas as ecografias mamária, urinária, de tireoide e gestacional.

 

Durante toda a semana, o posto de saúde ficará aberto com atendimento normal. A Carreta funcionará de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na sexta o horário será corrido, das 8h às 14h.

Fonte:

Deixe um comentário