Carreta da Mulher chega à Taguatinga

Taguatinga recebe, a partir desta segunda-feira (20), Unidade Móvel de Saúde da Mulher. A Carreta da Mulher fica nesta segunda na Administração Regional de Taguatinga e depois segue para a CS 05, no Areal, onde fica até o dia 07 de junho. A meta é realizar 25 exames de cada tipo, por turno, num total de 1.950 exames em 13 dias.

O atendimento na Carreta da Mulher será realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. As mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar exames de mamografia, mesmo sem pedido médico. É necessário pedido médico para fazer ultrassom pélvico, transvaginal e de tireoide. Os exames de preventiva do câncer de colo do útero (Papanicolau) são oferecidos às mulheres de 24 a 64 anos de idade. Neste caso, serão atendidas preferencialmente aquelas que nunca fizeram o exame ou o fizeram há mais de três anos.

O benefício trazido pela Carreta, segundo o coordenador Geral de Saúde, Pedro Zancanaro, é muito grande para Taguatinga, pois irá zerar a fila de espera de exames e agilizar o início dos tratamentos que forem necessários a partir do diagnóstico obtido por meio dos exames.

“Muitas pacientes necessitam desses exames para confirmação ou descarte de diagnóstico, e outras pessoas fazem apenas um check-up que muitas vezes detecta algo mais grave. Seja qual for a situação, a paciente só recebe um exame que esteja alterado das mãos de um médico e com orientação sobre como deverá proceder”, explica Zancanaro.

Fonte:

Deixe um comentário