“Carreta da Mulher” atenderá zona rural do Gama

A “Carreta da Mulher” estacionará nesta segunda-feira (2) na comunidade rural Engenho das Lajes, no Gama, e permanecerá até sexta-feira (6), para oferecer gratuitamente exames de mamografia, ecografia e preventivos do câncer de colo do útero.

Neste ano, essa será a segunda vez, que o serviço da unidade móvel será prestado no núcleo rural, distante 22 quilômetros do hospital mais próximos, e que abriga 2 mil famílias.

“Esta é uma forma do Governo do Distrito Federal trazer mais dignidade para as mulheres da região, que, na grande maioria, é de baixa renda e tem dificuldade de se deslocar para cuidar da própria saúde”, lembrou o administrador Adauto Rodrigues.

A “Carreta da Mulher” disponibilizará 150 exames por dia. Entre eles, 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau).

As mulheres acima de 40 anos que não realizaram mamografia há dois anos estão isentas de levar a prescrição médica. Já as ultrassonografias e os exames preventivos de câncer somente serão feitos com a solicitação de um profissional.

BALANÇO – Em 2013, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher fizeram 42 paradas em diversos lugares do DF, e realizaram 72 mil atendimentos, sendo mais de 25 mil mamografias. Desde a implantação do serviço, em 2012, foram mais de 100 mil exames clínicos.

A “Carreta da Mulher” é coordenada pela Secretaria de Saúde, e conta com apoio da Administração Regional do Gama, Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros órgãos de governo.

Fonte:

Deixe um comentário