Capacitação eleva qualidade no setor turístico

Aproximadamente 930 trabalhadores do setor turístico de Brasília foram capacitados para aumentar a qualidade dos serviços prestados aos turistas, tanto estrangeiros quanto nacionais, em áreas como hospitalidade, lazer e segurança. A iniciativa, destinada às 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, faz parte do “Pronatec Copa na Empresa”.

 

“Com investimentos nessa área, atendemos aos visitantes com excelência e aumentamos a capacidade competitiva do empresário. É por meio desses profissionais que trabalham na linha de frente do atendimento que formamos a imagem que o turista leva da cidade e dos moradores daqui”, avaliou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

 

Segundo ele, as capacitações, em parceria com o governo federal, continuarão como forma de preparação para os grandes eventos. Para participar dos cursos em Brasília, o candidato deve ter 18 anos ou mais e morar no DF ou Entorno. Mais detalhes no site www.pronateccopa.turismo.gov.br.

 

Além dos funcionários de empresas do setor turístico, 13 turmas com 337 profissionais da segurança, entre policiais militares e civis e agentes de trânsito, iniciaram, nesta semana, curso de inglês intermediário, dentro do “Pronatec Turismo”.

 

“Se o turista não consegue se comunicar, ele vai para outro local onde consiga ser atendido, e fica uma má impressão da cidade”, destacou a gerente do departamento administrativo-financeiro da locadora de veículos BR Gonçalves, que inscreveu alguns funcionários no curso de inglês do programa, Rosana Maciel.

 

A expectativa da gerente é que o número de clientes estrangeiros aumente durante o Mundial, já que pelo menos 65% das pessoas que alugam veículos na empresa são de fora de Brasília, e, do total, cerca de 20% são estrangeiros.

 

Segundo ela, outra medida da locadora para atender a demanda crescente desde a Copa das Confederações, realizada em junho deste ano, foi a contratação de mais funcionários. “E estamos analisando a necessidade de novas contratações para 2014”, afirmou, ao destacar que esperar locar todos os seus 180 veículos, dos quais 10 foram adquiridos recentemente em função da demanda crescente desde os meses de agosto e de outubro.

 

A expectativa também é grande no setor de hotelaria. Funcionário do hotel San Marco há cinco anos, Cinobelino Macedo é um dos 30 colaboradores inscritos na turma de inglês do “Pronatec Copa”.

 

Para ele, o aprendizado do idioma eleva o padrão de qualidade do atendimento. “Temos que estar preparados, porque Brasília receberá em 2014 sete jogos e muitos turistas”, disse, ao informar que o hotel quer preencher os 218 leitos.

 

PRONATEC – O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 para aumentar o acesso à educação profissional e, na modalidade Copa, a meta é oferecer 240 mil vagas na área de turismo, em todo o Brasil, até 2014.

 

São 44 cursos profissionalizantes, gratuitos e presenciais, além de capacitação em inglês, espanhol, francês e Libras (língua brasileira de sinais) para os profissionais que terão contato direto com os turistas.

Fonte:

Deixe um comentário