Candangolândia completa 60 anos nesta quinta

 
Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)
Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

 

Berço dos pioneiros da construção de Brasília, Candangolândia completa 60 anos nesta quinta-feira (3). A programação inclui shows, competições esportivas, festival de cinema e diversas outras atividades culturais, artísticas e religiosas durante todo o mês de novembro. Além disso, nesta sexta haverá desfile cívico-militar e corte do bolo de aniversário no Parque Bosque. A área tem cerca de 15 mil habitantes.

De acordo com a administração regional, o primeiro acampamento tinha 232 operários e recebeu a visita do então presidente Juscelino Kubitscheck em 10 de novembro do mesmo ano. Entre as primeiras construções estão o Caixa Forte, um posto de saúde, um posto policial, dois restaurantes e uma escola. Da Candangolândia, é possível ter uma visão do aeroporto e do zoológico, que estão separados por uma reserva ambiental.

Ainda segundo a administração, o termo candango surgiu com os africanos trazidos ao Brasil como escravos e servia para designar os portugueses que os maltratavam. Com o tempo o significado mudou, passando a ser usado para nomear os trabalhadores que vinham de outras regiões, principalmente do Nordeste para a construção da nova capital.

Para os dias 4, 5 e 6 está previsto o Campeonato Brasileiro de Muay Thai, no ginásio esportivo. Haverá também um circuito de skate, das 8h às 18h, nos dias 19 e 20 de novembro, no Parque do Bosque. Além disso, começa nesta sexta a Copa Candangolândia, com competições de futsal, vôlei e judô.

A parte religiosa será movimentada com celebrações de ação de graças na Paróquia São José Operário, no domingo (6) a partir das 19h, e na Igreja Batista da Aliança, no dia 26, das 19h30 às 21h.

Na próxima quarta-feira (9), haverá homenagem aos pioneiros no salão comunitário, a partir das 20h. Também estão previstos shows com bandas locais nos dias 11 e 12 de novembro, além de mostra de cinema com curtas-metragens no dia 25 no salão comunitário, das 17h às 22h.

 

Programação de aniversário de 60 anos da Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal (Foto: Agência Brasília/Reprodução)
Programação de aniversário de 60 anos da Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal (Foto: Agência Brasília/Reprodução)

} else {

Fonte:

Deixe um comentário