Campanha orienta descarte correto de óleo usado

A Caesb lançará, nesta terça-feira (4), a campanha para coleta de óleo usado “Óleo na pia, nem pensar!”. O objetivo é motivar a população a armazenar o produto já usado e entregá-lo nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que serão inaugurados até o final deste mês em todos os escritórios do órgão.

 

O material recolhido será transformado em biodiesel, e o combustível abastecerá os veículos utilizados no transporte dos pontos de coleta à usina. “Produziremos biodiesel 100% puro. Hoje, os carros andam com combustível que tem apenas 5% de biodiesel”, afirmou o superintendente da Unidade de Monitoramento e Informações de Recursos Hídricos da Caesb, Fernando Starling.

 

De acordo com o superintendente, a ideia é fazer uma coleta seletiva de esgoto para evitar que esse poluente entre na rede. “O óleo despejado nos ralos da pia ou nos vasos sanitários provoca entupimento nas instalações internas das residências. Além disso, Quando lançado nos rios, contamina a água e prejudica a oxigenação das plantas aquáticas e peixes”, relatou.

 

Segundo o órgão, cerca de R$ 500 mil são gastos por ano em manutenção por conta do óleo. Além disso, o tratamento da água contaminada por esse resíduo fica mais caro. Cada litro de óleo encarece R$ 0,25 no tratamento de esgoto. Com a campanha, esses custos deverão ser reduzidos.

 

COLETA – A coleta do óleo usado deve ser feita em recipientes de plástico, pois esse material previne a possibilidade de derramamento e elimina problemas com corrosão. A garrafa tipo PET é a mais utilizada. O produto recolhido poderá ser entregue em pontos que serão instalados em todas as Gerências de Atendimento ao Público da Case, conforme cronograma abaixo:

 

Gerências de Atendimento ao Público

4/2

Brasília

SCS, Qd. 02, Bl C, Térreo – Ed. Cedro II

 

5/2

Núcleo Bandeirante

Praça Central, Módulo 56/2

 

Guará

QE 13, Conj D/E, lote 1/2, Sala 201

 

6/2

Paranoá

Quadra Central, Área Especial 6

 

11/2

Planaltina

Av. Independência, SCC, Qd. 2, Bl E

 

12/2

São Sebastião

Av. Comercial, lote 1301, loja 1

 

13/2

Sobradinho

Quadra Central, lote C

 

14/2

Brazlândia

SNO, Área Especial 1, lote E

 

18/2

Ceilândia

CNM 1, Bl L

 

19/2

Gama

SIGA, Qd. 1, lote 520/600

 

20/2

Recanto das Emas

Qd. 201, conj. 10, lote 1

 

21/2

Samambaia

QN 206, conj. C, lote 2

 

25/2

Santa Maria

Quadra Central 211, Bl B, Área Especial

 

26/2

Taguatinga

C5 lote 3 loja 1, Taguatinga Centro

Fonte:

Deixe um comentário