Cafuçu do Cerrado, o bloco pré-carnavalesco mais deselegante de Brasília

O Cafuçu do Cerrado é um jovem bloco pré-carnavalesco anual irreverente que desfila em Brasília sempre no Setor Bancário Norte às 15h do domingo, 9 dias antes da quarta-feira de cinzas. As raízes do Cafuçu do Cerrado estão arraigadas na cultura carnavalesca paraibana e pernambucana, que baseiam-se nas troças: orquestras que tocam frevos, marchinhas de carnaval e outras músicas típicas.

Por inserir-se num universo brega, o diferencial do bloco é justamente a irreverência dos seus foliões, denominados Cafuçus e Cafucetas. Cafuçu é um neologismo criado no Brasil, usado geralmente para designar uma pessoa brega, sem classe. Fisicamente pode se referir a pessoa de feições grosseiras, feia. Normalmente cafuçu também é utilizada para definir algo de mal gosto, muitas vezes esteticamente incoerente. Portanto, neste bloco os cafuçus e cafucetas vestem-se de forma extremamente brega: cordões de “ouro”, camisa florida e calça de oncinha são o que há de mais chique.

Em 03 de fevereiro de 2013, contamos com aproximadamente 4.500 foliões oriundos apenas de mídia espontânea, que responderam ao chamado e vieram devidamente caracterizados como Cafuçus. O bloco foi realizado apenas com recursos próprios dos organizadores do evento e ajuda de alguns apoiadores.

No ano de 2014, o Cafuçu do Cerrado concentrará no dia 23 de fevereiro no Setor Bancário Norte as 15h e a expectativa é de que o dobro de foliões esteja presente. Para este ano, contamos com uma equipe maior de organizadores além de um conjunto de artistas de renome nacional.

Data: 23 de fevereiro

Horario Inicio concentração: 15h

Horário de saída percurso: 17h

Horario Encerramento: 00h

Local: Setor Bancário Norte – Ao lado da administração de Brasília

Vídeos: Cafuçu 2013: http://www.youtube.com/watch?v=LO4z8RB549o

Teaser 2014: http://vimeo.com/85852053 / http://vimeo.com/86024122

Fotos Cafuçu do Cerrado 2013: http://www.flickr.com/photos/[email protected]N03/sets/

Facebook: Evento: http://goo.gl/zxSk75
Página: https://www.facebook.com/cafucudocerrado2 

Deixe um comentário