Caesb reduzirá pressão de Água no Plano Piloto a partir de segunda-feira

A crise hídrica no Distrito Federal levou a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) a reduzir, a partir de segunda-feira (30), a pressão da água em regiões abastecidas pelo Reservatório de Santa Maria. O calendário terá início na Asa Norte.

Na quinta-feira (2), o ajuste será nas redes da Asa Sul, do Noroeste e do Sudoeste. A expectativa é uma redução no consumo de até 5%, o mesmo porcentual alcançado quando o procedimento foi adotado na área atendida pela Barragem do Descoberto.

Como a bacia de Santa Maria ainda mantém níveis acima de 40% da capacidade, as regiões atendidas por ela ficaram fora do racionamento iniciado em 16 de janeiro, mas agora a água chegará com menos força às torneiras das casas.

A pressão é reduzida por meio do ajuste  de válvulas e registros espalhados pela rede de abastecimento. A medida diminui a perda da água que corre pelo sistema.

Calendário de pressão reduzida nas regiões abastecidas pelo Reservatório de Santa Maria
30/1 Asa Norte
2/2 Asa Sul, Noroeste e Sudoeste
6/2 Lago Norte
9/2 Lago Sul
13/2 Jardim Botânico
15/2 Paranoá e Itapoã
17/2 SOF Sul, Condomínio Park Sul Prime Residence e Living Superquadra Park Sul

Uma das razões para as ações distintas é o fato de que os dois depósitos são operados separadamente. Não é possível, por exemplo, levar água do Reservatório de Santa Maria — que estava com 40,68% da capacidade às 7h30 desta sexta-feira (27) — à Barragem do Rio Descoberto, com 22,91% no mesmo horário. Para isso, seriam necessárias obras estruturais complexas, já que a primeira região é mais alta que a segunda. 

 

} else {

Fonte:

Deixe um comentário