Caesb corta abastecimento de água em quatro regiões do DF nesta quarta

 
Estação de Tratamento de Água do Rio Descoberto (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)
Estação de Tratamento de Água do Rio Descoberto (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

 

Quatro regiões administrativas do Distrito Federal terão o abastecimento de água suspenso nesta quarta-feira (20), como parte das medidas adotadas pela Caesb para lidar com a estiagem. A medida afeta áreas de São Sebastião, Jardim Botânico, Planaltina e Sobradinho (veja quadras abaixo).

Em nota, a companhia de saneamento afirma que o fechamento dos canos é feito em função “do longo período de seca no Distrito Federal, dos baixos níveis das captações e do aumento do consumo de água, em razão das altas temperaturas”.

Um serviço de manutenção programada causaria interrupções similares no fornecimento de água a trechos da Asa Norte. Segundo a Caesb, a medida foi cancelada porque não tem urgência e estava causando “mal-entendido” entre os moradores da região, que achavam estar incluídos no racionamento.

Na última sexta-feira (16), a agência informou que o volume de água seria suficiente para garantir o abastecimento por 73 dias caso não chovesse. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuva entre esta terça (20) e a próxima segunda (26), pelo menos. Segundo o governo, é preciso que chova por um período maior para que os reservatórios sejam recompostos.

 

Veja as áreas afetadas pela interrupção no fluxo de água nesta quarta:

São Sebastião
Endereços: Bairro São José, Bairro São Francisco e Morro da Cruz – Fechamento: quarta (21/09), às 09h – Abertura: quinta (22/09), às 08h.
Endereços: Bairro Centro, Setor Tradicional, João Candido – Fechamento: quarta (21/09), às 10h -Abertura: quinta (22/09), às 09h.

Jardim Botânico
Endereços: Setor Habitacional São Bartolomeu, Morada de Deus, Setor Habitacional Jardim Botânico, Jardins do Lago, Mirante das Paineiras, Jardim das Paineiras, Estância Jardim Botânico, Jardim Botânico I a V, Belvedere Green, Cond. Ouro Vermelho I e II -Fechamento: quarta (21/09), às 15h – Abertura: quinta (22/09), às 14h.

Planaltina
Endereços: Jardim Roriz, Setor do Oficinas, Vila Nossa Senhora de Fátima, Setor Residencial Oeste – Fechamento: quarta (21/09), às 09h – Abertura: quinta (22/09), às 08h.
Endereços: Arapoanga – Fechamento: quarta (21/09), às 15h – Abertura: quinta (22/09), às 14h.

Sobradinho
Endereços: Sobradinho I (Qds 02 a 10) – Fechamento: quarta (21/09), às 14h30 -Abertura: quinta (22/09), às 13h30.

Tarifa extra
A Adasa anunciou que estuda cobrar tarifa extra como forma de reduzir o consumo. O diretor-presidente da agência, Paulo Salles, afirmou que não há prazo para que a decisão seja tomada.

A suspensão do fornecimento ou redução da pressão da rede é a quinta em dias consecutivos realizada pela Caesb. Na quinta, seis regiões foram afetadas; na sexta, outras cinco; no sábado, mais cinco; e no domingo, outras três.

A companhia recomenda aos moradores que façam o uso racional da água, principalmente após o retorno do abastecimento, para ajudar na recuperação do sistema. Todas as unidades devem contar com caixa d’água suficiente para garantir o abastecimento por pelo menos 24 horas, diz a companhia, diz a empresa.

}

Fonte:

Deixe um comentário