BRB, Secretaria de Cultura e Novacap juntam forças para revitalização do Teatro Nacional

Foto: Agência Brasil

O BRB assinou, sexta-feira (11), um protocolo de intenções com a secretaria de Cultura e Economia Criativa e com a Novacap para fazer a análise financeira das obras de revitalização do Teatro Nacional. 

Caberá à Secretaria de Cultura disponibilizar as diretrizes e fornecer acesso à documentação disponível, além de apoiar no relacionamento com as demais áreas envolvidas. À Novacap competirá a execução da obra.

Com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, a construção do Teatro Nacional, inaugurado em 1981, teve início em julho de 1960. Desde 2014, o espaço está fechado ao público.

“O BRB faz parte da história de Brasília.  O Teatro Nacional é um símbolo da cidade e patrimônio da cultura nacional. O apoio do BRB ao projeto reforça o nosso compromisso em darmos uma contribuição efetiva para a revitalização desse importante instrumento de acesso à Cultura e ao Turismo do Distrito Federal”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

A assinatura do protocolo de intenções foi realizada na Sede do BRB, e contou com a presença do presidente do Banco, do secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues da Silva, e do presidente da Novacap, Fernando Rodrigues Ferreira Leite.

Para o secretário de Cultura, a assinatura do protocolo entre as três instituições representa mais um importante passo em direção à recuperação do Teatro. “Esse é um passo decisivo para que possamos reabrir as cortinas de um dos palcos mais importantes do Brasil. O Teatro Nacional passa a integrar as prioridades do governo do Distrito Federal para dar início a uma nova fase de transformação do País, quando finalmente superarmos a crise da pandemia. A cultura é a alma do povo, e Brasília, patrimônio da humanidade”, diz Bartolomeu Rodrigues da Silva.

 “Há 70 anos o grande Niemeyer desenhou esse projeto. Agora, cabe a nós, a revitalização. É uma honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. O objetivo é devolver a Brasília esse espaço tão rico, seja em histórias, ou seja em cultura. Um local que é uma das marcas da nossa capital”, afirma Fernando Leite, presidente da Novacap.

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