Brasília sediará encontro de gestores da América Latina

Brasília será sede do I Encontro Técnico Ibero-americano de Incentivo e Fomento: Investimento na cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social, que começa na segunda-feira (7) e reúne nomes nacionais e internacionais confirmados para participar das mesas expositivas.

 

O evento acontece no centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, e vai até o dia 10 de abril.

 

Na terça-feira (8), para falar sobre modelos inovadores de gestão e financiamento de espaços culturais, às 9h, estarão presentes o consultor do La Fabrika de Madrid, Alberto Fesser, o gerente executivo da diretoria de Marketing do Banco do Brasil, Delano Valentim de Andrade, e do superintendente de Promoção Cultural da Bahia, Carlos Paiva.

 

Às 11h, a pauta é Difusão cultural e descentralização: um novo olhar na gestão dos projetos e recursos orçamentários. Para a mesa, estão confirmados a representante do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, Andrea de Araújo Nogueira, o especialista em Modelos de Difusão Cultural da la Casa Incierta (Espanha), Carlos Laredo, o assessor para o Teatro e Dança na França, François Duval, e o representante da Rede de Festivais da América Latina, Guilherme Reis.

 

Já na quarta-feira (9), às 9h, a discussão será Novos modelos: desafios da parceria público-privada no incentivo e fortalecimento da economia da cultura, onde serão discutidos os incentivos fiscais. Estarão na mesa o subdiretor geral da Promoção de Indústrias Culturais e Mecenato da Secretaria de Cultura de Madrid, Faustino Díaz Fortuny, o especialista em mecenato na América Latina, o chileno Cristian Antoine, e a superintendente da lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Tatiana Richard.

 

As formas inovadoras de financiamento, parcerias e associativismo são o tema das 11h com as presenças do representante da Fundación La Caixa, Ignasi Miró, da professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de Cultura e Tecnologia, Gabriela Agustini, da representante do Movimento de Educação e Cultura da Estrutural – Banco da Estrutural, Deuzani Noleto, e da secretária de Fomento e Incentivo do Ministério da Cultura (MinC), Ana Cristina Wanzeler.

 

No último dia do evento (10), os desafios jurídicos administrativos e políticos da subvenção direta formam a pauta da mesa expositiva das 9h. Estão confirmados o diretor geral do DGartes Portugal, Samuel Rego, o subsecretário de Fomento da Secretaria de Cultura do DF, Leonardo Hernandes, e a diretora de Economia da Cultura da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul.

 

Às 11h, os convidados debaterão os indicadores econômicos da cultura e o observatório cultural. São eles: o representante do Ministério da Cultura, Geraldo Luiz Horta de Auvarenga Júnior, o representante do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), Frederico Barbosa, e o diretor de Desenvolvimento e Monitoramento da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Luiz Antônio Gouveia de Oliveira.

 

Todos os dias, a partir das 15h, acontecerão as reuniões técnicas a respeito dos temas discutidos pela manhã. Nestas atividades, a participação é exclusiva dos gestores inscritos no evento.

 

Serviço:

I Encontro Técnico Ibero-americano de Gestores de Incentivo e Fomento: o investimento na cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social

Data: 7 a 10 de abril

Hora: 19h (dia 7)

9h às 18h (8 a 10)

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Brasília

Fonte:

Deixe um comentário