Brasília pronta para as posses de Bolsonaro e Ibaneis

O ano começa com muita movimentação em Brasília. Na manhã de 1º de janeiro de 2019 tomam posse o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e os deputados distritais eleitos.

A programação começa às 8 horas com uma missa de Ação de Graças no Santuário Dom Bosco na 702 Sul. Uma hora e meia depois, às 9h30, ocorre a posse dos deputados distritais eleitos no plenário da Câmara Legislativa. Às 10h30, no mesmo local assume o DF o governador elito Ibaneis Rocha seguida de uma cerimônia de transmissão do cargo no Palácio do Buriti. Ao meio dia, Ibaneis dará posse ao seu secretariado na Praça do Buriti. Poderá haver ajustes na programação caso chova.

Programação de posse do presidente eleito

Para a posse de Jair Messias Bolsonaro na presidência da República, o cerimonial tem início às 14h25 com o cortejo presidencial saindo da Catedral Metropolitana de Brasília em direção ao Congresso Nacional. Já no local, o presidente eleito será recebido pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) e do Senado, Eunício Oliveira (MDB). Também participam dessa comitiva de recepção o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República Raquel Dodge. Às 15h, já no plenário da Câmara dos Deputados, ocorrerá a solenidade de posse do novo presidente. Logo após Bolsonaro, parlamentares e convidados vão se dirigir ao Palácio do Planalto onde haverá o pronunciamento oficial e a tradicional passagem da faixa presidencial.


Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A nomeação dos ministros do novo governo está prevista para às 17h30 também no Palácio do Planalto onde será tirada a primeira foto oficial de toda a equipe. No final da tarde, às 18h30, Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle receberão as autoridades e convidados no Palácio do Itamaraty para cumprimentos e recepção.

Convidados ilustres já começaram a chegar como o primeiro-ministro de Isarel, Benjamin Netanyahu

A programação poderá sofrer alterações caso chova, incluindo o tradicional desfile em carro aberto com o presidente eleito.

Sistema de segurança

O sistema de segurança para as solenidades de posse do presidente eleito é especial diante das ameaças que ele e membros de sua equipe vêm sofrendo. O presidente Michel Temer assinou autorização para que aviões da Força Aérea possam abater aeronaves que não respeitarem as regras estabelecidas como a restrição de voos sobre Brasília, por exemplo.

A parte de baixo da Esplanada dos Ministérios e cercada por concertina, um arame farpado com lâminas instalada pelo Exército para reforço da segurança para posse presidencial.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Para as pessoas que vão para a Esplanada e a Praça dos Três Poderes participar das festividades, há determinações expressas de que não podem levar: guarda-chuva, carrinho de bebê, garrafas inclusive as plásticas com água mineral, bebidas alcoólicas, fogos de artifício, bolsas e mochilas, máscaras e armas, objetos cortantes e produtos inflamáveis. Animais também não podem entrar no perímetro de segurança estabelecido. A Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social informou que haverá distribuição de água em copos plásticos em pontos pré-definidos. Está proibido o comércio de ambulantes.

Imagem EBC – Documentário Paranoá

No Lago Paranoá também há restrições para a navegação. As embarcações devem ficar a mais de 100 metros da Ponte JK e 50 metros das pontes das Garças e Costa e Silva. Essa medida de segurança é válida para o período que vai de domingo (30/112) a quarta-feira (2/1)

Acessos e estacionamento

A melhor opção para chegar aos locais das posses de Ibaneis e Bolsonaro é o transporte público uma vez que os acessos estão limitados às pessoas e proibidos para veículos de passeio. Os locais liberados para estacionamento são os setores de Autarquia, Bancário e de Diversões Sul e Norte, plataforma superior da rodoviária de Brasília, Estádio Mamé Garrincha e Ginásio Nilson Nelson, além dos estacionamentos do Conjunto Nacional e Conic. Pessoas com necessidades especiais poderão estacionar no Teatro Nacional.

No dia 1º do ano, feriado, as pistas do Eixão estarão abertas aos carros não havendo o tradicional Eixão do Lazer.

Os hotéis estão com uma ocupação de 90% de sua capacidade e brasileiros de todos o país continuam chegando a Brasília para a posse. Muitos ficarão hospedados em casa de amigos e parentes e outros no Camping.

Deixe um comentário