Brasília lidera transparência

Brasília é a cidade com maior índice de transparência nos investimentos relacionados à Copa do Mundo, segundo dados divulgados ontem (3) pelo Instituto Ethos. A capital federal obteve 77,26 pontos, ficando à frente de Porto Alegre, que recebeu 71,82 pontos, e Belo Horizonte, com 70,33 pontos.

Os Indicadores de Transparência, umas das ações do projeto “Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios”, são uma ferramenta que permite medir, de maneira objetiva, a transparência e os canais de participação da população em relação aos investimentos públicos para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Para o governador Agnelo Queiroz, não há surpresas. “Trabalhamos com extrema seriedade e competência, e essa pesquisa mostra que as obras estão no nível que o país merece. Temos que fazer obras com qualidade, para amanhã não termos que fazer reformas e mais reformas”, ressaltou.

Segundo a subsecretária de Transparência e Prevenção da Corrupção no DF, Soraia Mello, o resultado é a coroação de um trabalho intenso: “Já esperávamos uma qualificação melhor, porque nos dedicamos a isso de maneira incansável. O primeiro lugar é uma notícia muito grata”, comemorou.

O secretário de Transparência e Controle do DF, Mauro Noleto, destacou que esse é mais um indicativo de que o GDF “caminha firme” no sentido de atender às demandas sociais por mais transparência na gestão pública.

“Podemos avançar mais e já estamos caminhando na direção da ampliação das ferramentas de acesso amplo à informação, conforme prevê a lei, e seguindo a firme determinação do governador Agnelo nesse sentido”, enfatizou Noleto.

FERRAMENTAS – A pontuação de Brasília nos Indicadores de Transparência do Instituto Ethos atesta, ainda, os avanços do GDF nesse quesito em 2013. O maior exemplo foi a implantação do Portal Transparência na Copa, desenvolvido com o objetivo de ampliar a transparência das ações do Distrito Federal para a realização do evento esportivo e permitir mais facilmente o acompanhamento pela sociedade.

A página traz informações sobre recursos investidos, licitações, contratos e execução financeira das ações implementadas pelo GDF para o mundial de futebol do próximo ano. Além do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, outras ações nas áreas de mobilidade urbana, turismo e segurança, por exemplo, são divulgadas no site.

As informações são constantemente atualizadas. “Vamos aprimorar ainda mais o portal. A ideia é facilitar o acesso ao conteúdo. As informações já estão disponíveis. Agora, queremos avançar ainda mais no aprimoramento do conteúdo e nos canais de acesso”, garantiu a subsecretária Soraia Mello.

PONTUAÇÃO – A avaliação do Instituto Ethos ocorre em duas dimensões: Informação e Participação. No primeiro aspecto, são avaliados itens como Informação (no qual Brasília obteve 74.73 pontos), Conteúdos Disponíveis (70,16 pontos), Portal Internet (86,94 pontos) e Outros Canais (62,5 pontos).

No quesito Participação, são analisados os itens Participação, Audiências Públicas e Ouvidoria. Nos três, Brasília obteve a nota máxima: 100 pontos.

Na última avaliação, realizada em 2012, Brasília havia obtido a nota 14,63. Entretanto, na época em que o questionário foi realizado, as ferramentas de transparência atualmente utilizadas ainda não haviam sido implantadas.

Fonte:

Deixe um comentário