Brasília ganha Observatório Social

Foi fundado na terça-feira (12) o escritório do Observatório Social Brasília (OSBrasília). O Distrito Federal é a 14ª unidade da Federação a receber um escritório da entidade, que já existe em 75 cidades brasileiras. Os observatórios sociais são associações civis, totalmente apartidárias, formadas por cidadãos e entidades unicamente interessados em contribuir para o bom uso dos recursos públicos. Eles auxiliam os governos a realizar suas funções, evitando desvios e promovendo a eficiência.

Pensando em disseminar essas ideias por todo o país, a rede de observatórios sociais (www.observatoriosocialdobrasil.org.br) utiliza metodologia sistematizada pela PricewaterhouseCoopers, cujos resultados a levaram a ser premiada pela Cepal/ONU, em 2009, entre mais de mil projetos latinoamericanos, como a melhor ferramenta de inovação em tecnologia social.

A assembleia de fundação do OSBrasília aconteceu na terça-feira (12), na SHIGS 704, Bloco C. O grupo acredita ser imprescindível a participação da população na consolidação da democracia, na construção de uma sociedade mais equânime, com oportunidades para todos.

O OSBrasília atuará em todo o DF para cobrar mais transparência na gestão pública, fomentar o controle social dos gastos públicos, promover a educação fiscal e incentivar a atividade de pequenas e microempresas locais, por meio da democratização das compras públicas.

Deixe um comentário