Brasília é sede da Universíade 2019

Brasília foi a escolhida para sediar as Olímpiadas Universitárias de verão, a Universíade, em 2019. O anúncio, feito em Bruxelas, na Bélgica, foi acompanhado pelo governador Agnelo Queiroz.

 

“A Universíade é importante para esse momento que Brasília está vivendo e, sobretudo, para o crescimento do desenvolvimento humano”, disse o governador.

 

Para Agnelo, “foi a vitória de um povo determinado, de Brasília e do Brasil”. As cidades concorrentes Baku, do Kazaquistão, e Budapeste, Hungria, se retiraram da disputa assim que foi feita a apresentação dos brasilienses.

 

Em Brasília, o governador em exercício, Tadeu Filippelli, comemorou o resultado. “A grande vitória de Brasília como sede da Universíade mostra que valeu o esforço de toda a equipe, especialmente do governador Agnelo Queiroz, que conquista para o Brasil e para os brasileiros a missão de sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo”, disse.

 

A apresentação de Brasília como cidade-sede foi um passeio brasileiro na Bélgica, que contou com, além de vídeos sobre o projeto estrutural dos jogos, a presença de roda de capoeira, samba e passistas brasileiros, que envolveram todos os presentes.

 

A competição, que acontece a cada dois anos, deve reunir cerca de 12 mil atletas, com idade entre 17 e 28 anos, de 166 países, e é o maior evento esportivo universitário do mundo.

 

Os jogos acontecem desde 1923 e foram sediados apenas uma vez no hemisfério sul, em 1963, na cidade de Porto Alegre (RS).

 

A proposta é que, além das 17 modalidades obrigatórias, a edição brasiliense inclua futebol de areia, futsal, triatlo, vela e vôlei de praia.

 

A próxima edição, em 2015, terá como sede a cidade de Gwangju, na Coreia do Sul. Dois anos depois, a Universíade será realizada em Taipei (Taiwan).

Fonte:

Deixe um comentário