Brasília é quarta capital onde mais se consome bebida alcoólica abusivamente

Brasília é a quarta capital do Brasil que mais consome a bebida alcoólica de forma abusiva. O levantamento foi feito pelo Ministério da Saúde e divulgado nesta segunda-feira (17). Na sequência, Salvador (BA), Cuiabá (MT) e Palmas (TO) foram as que mais ingeriram o líquido nos últimos 30 dias.

Para ser considerado abusivo, o cálculo é feito a partir do consumo de 4 ou mais doses, se mulher, e 5 ou mais doses, se homem. Na mesma ocasião. A freqüência é maior entre homens. A prevalência de consumo abusivo foi estável nos últimos 10 anos e está em 19,1% na média nacional – em 2006, era de 15,7%.

No Distrito Federal, o consumo de álcool é de 22,6%, enquanto em Salvador a média é de 24,9%. A pesquisa também indica que o consumo é maior entre os adultos com maior escolaridade e diminui a partir dos 35 anos.

Álcool e direção

O percentual de pessoas que usam a direção após o consumo de álcool permaneceu estável, entre 2011 (5,3%) e 2016 (7,3%). Nesse quesito, o Distrito Federal está em 5º lugar, com 11,9%. O número é maior entre os adultos de maior escolaridade e é mais comum entre os 25 e 34 anos.

Fonte:

Deixe um comentário