Brasileiro ganha Nobel da Literatura Infanto-Juvenil

O ilustrador brasileiro Roger Mello conquistou o prêmio Hans Christian Andersen, atribuído pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY) a autores de literatura para a infância e juventude. A premiação ocorreu na segunda-feira (24), na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, que completa 50 anos e tem como país homenageado o Brasil. O prêmio Hans Christian Andersen é considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil.

Roger é o primeiro brasileiro a receber a honraria na categoria ilustrador. Antes dele, o Brasil foi vitorioso no prêmio na categoria escritor, com Lygia Bojunga (1982) e Ana Maria Machado (2000). O ilustrador Ziraldo e a ministra da Cultura, Martha Suplicy, prestigiaram o evento.

Roger Mello já havia estado entre os finalistas em 2010. Tem 49 anos e 25 anos de carreira na literatura, e já ilustrou cerca de uma centena de obras. Mello alcançou a premiação, segundo o júri internacional da IBBY, porque a ilustração dele explora a história e a cultura do Brasil, demonstra a admiração pelos costumes, é inovadora e inclusiva e dá às crianças a oportunidade de entrar nas histórias pela sua própria imaginação.

Fonte:

Deixe um comentário