Brasil leva ouro na Copa de esgrima

A  primeira etapa da Copa do Mundo de Esgrima em cadeira de rodas de 2014 terminou com duas medalhas para o Brasil. Disputada em Malchow, na Alemanha, a competição rendeu um ouro e um bronze para o País. Jovane Guissone, campeão paraolímpico em Londres-2012, venceu a disputa na espada, categoria B. Já Suélen Rodolpho conquistou o bronze no florete, categoria B.

Principal nome brasileiro na modalidade, Jovane Guissone teve uma campanha impecável na Alemanha. O esgrimista conquistou o ouro de maneira invicta. Na semifinal, ele reeditou a final paraolímpica de 2012 com o francês Alim Latreche e levou a melhor mais uma vez. Na decisão da primeira etapa da Copa do Mundo, Jovane derrotou o bielorrusso Andrei Pranevich por 15 x 10 e ficou com o ouro.

Além de Jovane, o Brasil atingiu um feito inédito com Suélen Rodolpho. Ela se tornou a primeira brasileira a conquistar uma medalha em uma etapa da Copa do Mundo de Esgrima em cadeira de rodas. O resultado veio de forma dramática. Nas quartas de final, a esgrimista venceu a francesa Cecile Demaude por 15 x 14, assegurando o bronze. Depois, na semifinal, ela acabou derrotada pela campeã do torneio, a russa Viktoriya Boykova, por 15 x 3.

A seleção brasileira de esgrima em cadeira de rodas terá em 2014 mais duas etapas da Copa do Mundo. Uma em Lonato, na Itália, em maio; e outra em Eger, na Hungria, em novembro. Além disso, os atletas disputam mais três etapas do Grand Prix: em Montreal, no Canadá, em maio; em Varsóvia, na Polônia, em outubro; e em Hong Kong, em dezembro.

Fonte:

Deixe um comentário