Brasil disputa Maratonas olímpica e paraolímpica de Londres

A Maratona de Londres vai reunir dois dos principais atletas brasileiros neste domingo (13). Marílson Gomes dos Santos, bicampeão da maratona de Nova York, e Tito Sena, medalha de ouro nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 e prata em Pequim 2008, vão representar o Brasil na prova. Além deles, Ezequiel Costa também vai participar da prova paraolímpica, que recebeu o nome de Copa do Mundo de Maratona, em um acordo entre a organização e o Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês).

Com 36 anos de idade, Marílson sonha em representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Para chegar lá em forma, o brasileiro traçou um planejamento específico para manter-se competitivo. Na capital inglesa ele vai encontrar um território conhecido e de boas lembranças. Foi na Maratona de Londres, em 2011, que ele fez o melhor tempo de sua carreira (2h06min34).

A última prova de Marílson foi em setembro do ano passado, em Berlim. Após um período de descanso, o maratonista foi para Campos do Jordão se preparar para a prova de domingo. “Sofri um pouco nos treinamentos para Londres por causa de uma virose. Mas tenho a intenção de chegar à Olimpíada bem e, por isso, não posso queimar esse resto de lenha que tenho no meio do ciclo olímpico. Tenho muitos anos de corrida e quero chegar bem a 2016, sem, claro, deixar cair o rendimento. Vou investir tudo na classificação para os Jogos do Rio e numa boa prova lá”, comentou.

Tito Sena

Entre os atletas paraolímpicos, a prova inglesa terá um sabor especial para Tito Sena. Foi em Londres que ele conquistou o ouro olímpico em 2012, uma lembrança especial para o maratonista. “Gosto muito de correr aqui em Londres, tenho boas recordações de 2012. Estou na minha melhor fase e vou correr para tentar bater o recorde mundial”, prometeu Tito, referindo-se ao tempo do mexicano Mario Santillan Hernandez de 2h27min04, conquistada em Pequim 2008. O melhor tempo do brasileiro foi justamente nos Jogos de Londres: 2h30min40.

Em 2013, tanto Tito quanto Ezequiel Costa participaram da Maratona de Londres e conquistaram bons resultados. O campeão paraolímpico terminou a prova na 4ª posição com o tempo de 2h42min56, enquanto Ezequiel foi o 6º com 2h46min57.

Fonte:

Deixe um comentário