Bolsonaro barrado em universidade

O Centro Universitário UniCeub, de Brasília, cancelou uma palestra que  o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) faria na instituição na próxima quarta-feira (15/2). A decisão foi comunicada oficialmente nesta quinta-feira (9), por meio de “nota de esclarecimento”, após a direção identificar um protesto organizado pelos alunos contra a presença do parlamentar.

A assessoria do deputado confirmou que recebeu o convite para a palestra, mas que até as 16h desta quinta feira, 9, não havia sido  informada do cancelamento do evento. Questionada sobre quem havia feito o convite, se os alunos ou a instituição, não respondeu.                                

Em meio à polêmica, o UniCeub e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) não assumem a autoria do convite a Bolsonaro. Nas redes sociais o DCE foi responsabilizado pela organização da palestra contra a vontade dos alunos. Ouvido pelo Brasília Capital, o presidente do diretório estudantil, Rafael Calixto, destacou que “o DCE promove a discussão de ideias independentemente de correntes ideológicas, políticas ou de qualquer natureza, mas não fomos nós que organizamos ou sugerimos esse evento”.

Em manifesto publicado em redes sociais, estudantes não vinculados ao DCE dizem que “há meses o Uniceub vem cortando nossas palestras, lotando as salas de alunos, demitindo professores, agora vem querer colocar o nosso dinheiro no bolso do Bolsonaro. Não vamos aceitar que nossa faculdade dê espaço para o machismo, racismo, lgbtfobia e apologia à ditadura militar!”.

 A proposta dos alunos contrários à presença de Bolsonaro no Centro Universitário era que todos se inscrevessem para lotar o auditório no início da noite do dia 15 para “garantir que este homem não tenha 1 minuto de fala em nossa faculdade”. Aqueles que não conseguissem entrar no evento deveriam “se juntar do lado de fora e participar da mobilização”. Segundo eles, “não podemos aceitar isso na nossa faculdade, não se trata de divergência política, estamos falando de disseminação do discurso do ódio!”.

 Cancelamento – Diante da rejeição dos alunos, o Centro Universitário cancelou o evento “O futuro do Brasil”, comunicando a decisão por meio de uma nota de esclarecimento. “Quem acompanha a história do UniCeub sabe que a Instituição é apartidária, laica e defende a pluralidade de ideias, como convém a um centro educacional de um país democrático. Compreendemos a divergência de opinião e entendemos ser saudável haver espaços para que todos possam se manifestar. Esta Instituição, em seus 48 anos, nunca reprimiu qualquer posicionamento, mesmo aqueles que não estivessem alinhados ao nosso pensamento”.           

Imagem do evento no Facebook: foi apagado o convite escrito para a palestra do deputado Jair Bolsonaro
document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Fonte:

Deixe um comentário