Bancos de leite precisam de doações

Os estoques dos bancos de leite materno do DF estão abaixo do quantitativo considerado ideal para atender aos recém-nascidos que precisam do alimento, por isso, a Secretaria de Saúde faz um apelo às mulheres que ainda amamentam para que doem, serviço que pode ser agendado pelo telefone 160.

“Algumas mães não percebem a grandeza do ato de doar o leite e não entendem que há muitos prematuros que necessitam do que elas estão desperdiçando. Esse é um trabalho importantíssimo e que salva vidas”, destacou hoje a chefe do banco de leite do Hospital Regional de Taguatinga, Laurene Passos à Agência Brasília.

No HRT, o banco de leite funciona com 20% de sua capacidade, e atualmente, dos dez freezers existentes no local, apenas um está completamente cheio e outro em processo de abastecimento.

De acordo com Lauriene, além da queda no número de doadoras, o tempo seco também prejudica a qualidade do alimento que chega para a distribuição, uma vez que a contaminação acontece de forma mais fácil.

“A demanda de doações está baixa, mas a de saída continua grande. Tem meses que as doações sempre são menores, como agora, mas hoje temos um agravante que é a seca. Nesse período não podemos fazer uso de boa parte do leite que chega até nós porque ele vem impróprio, contaminado por poeira”, acrescentou.

Diariamente são utilizados aproximadamente 3,5 litros do alimento neonatal no HRT, demanda que pode ser facilmente suprida, segundo a chefe do banco de leite, se as mulheres se conscientizarem da necessidade de colaborar para melhorar os estoques.

“As mães acham que dá trabalho recolher o material e ficam alimentando vários mitos. O processo de doação é simples, feito pelo telefone 160, opção 4, tudo de forma cômoda”, explicou.

Após a ligação, é feito um cadastro e equipes do Copo de Bombeiros (CBMDF) recolhem o leite materno na residência da doadora.

De acordo com relatório feito pelo CBMDF, no último ano foram realizadas 29.784 visitas domiciliares, que resultou no recolhimento de 17,1 mil litros de leite materno.

Este ano, nos três primeiros meses, foram recolhidos 3,6 mil litros em 6,4 mil visitas.

Fonte:

Deixe um comentário