Balada de Rollemberg reúne 200 pessoas na 206 sul

Rollemberg não compareceu, mas 200 pessoas foram ao protesto. Foto: Claudio Reis/Esp.CB/D.A. Press.
Rollemberg não compareceu, mas 200 pessoas foram ao protesto. Foto: Claudio Reis/Esp.CB/D.A. Press.

Cerca de 200 pessoas compareceram à manifestação organizada por artistas da cidade na 206 Sul. O local foi escolhido por ser a quadra onde mora a mãe do governador Rodrigo Rollemberg e onde ele comemorou a vitória nas eleições de 2014. Em ritmo de samba, os manifestantes pediram revisões na Lei do Silêncio e a abertura de diversos espaços culturais fechados como o Teatro Nacional, o Balaio Café, o Espaço Cultura Renato Russo dentre outros (leia mais). Apesar de convidados, nem o governador, nem seus parentes compareceram ao evento.

Para os produtores, o governador tem menosprezado a parte cultural da cidade. “Verba que deveria ser destinada à cultura tem sido desviada para outros setores, concursados da Secretaria de Cultura estão esperando ser nomeados, projetos aprovados pelo Fundo de Apoio à Cultura estão sem receber e, agora, além da falta de apoio público, o setor privado também está sendo afetado”, enumera Gabriela Tunes, uma organizadora do evento.

Já o secretário de Cultural do DF Guilherme Reis por meio de uma rede social afirmou que as Secretarias do Meio Ambiente e da Cultura estão trabalhando sanar os problemas. “Na segunda-feira (18), haverá uma reunião das Secretarias do Meio Ambiente e da Cultura com músicos e produtores. Além disso, durante a semana haverá encontros com outros organismos públicos visando o estudo de políticas de incentivo à programação de música em estabelecimentos comercias. Da mesma forma, iniciaremos um estudo, em diálogo com a comunidade e os parlamentares, para pensarmos em políticas para a utilização cultural de espaços públicos. Ou seja, este é um momento que requer maturidade do movimento cultural, para avançarmos em antigas questões que preocupam o setor, de forma propositiva e sustentável”, escreveu o secretário.


Leia também:


Imagem Tratada Renato Russo RGBCultura pede clemência


Shopping sorteia jantar a 50m de altura para o dia dos namorados


Rapper ceilandense ganha prêmio como melhor intérprete do Hip Hop


Fonte:

Deixe um comentário