Arquibancadas serão monitoradas durante jogo do Brasil

Durante o amistoso da Seleção Brasileira contra o Qatar, quarta-feira (5), técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) aproveitarão para monitorar o comportamento estrutural e de desempenho dinâmico das estruturas das arquibancadas do Estádio Nacional Mané Garrincha.

Será o segundo trabalho com objetivo semelhante em menos de uma semana. Testes semelhantes foram feitos antes da liberação do viaduto sobre a Galeria dos Estados, no Eixo Monumental, que foi recuperado pela empresa após o desabamento ocorrido em fevereiro do ano passado.

Os sensores serão instalados pelos técnicos da Novacap e da Universidade de Brasília (UnB) antes do jogo. “O monitoramento será iniciado a partir da entrada da torcida”, explica o diretor de Edificações, Francisco Ramos. “Vamos avaliar a vibração da arquibancada para verificar se está dentro da curva prevista em norma internacional de conforto humano para estádios de futebol”, completa.

O monitoramento vai ser realizado na parte central da arquibancada Leste do estádio. Os dados serão coletados com equipamentos próprios e estudados por engenheiros da Novacap. Em 2013, quando o Mané Garrincha foi construído, o mesmo monitoramento foi feito por uma empresa contratada pelo consórcio responsável pela obra.

Deixe um comentário