Após 6 meses fechada, pediatria do hospital do Gama, no DF, é reaberta

 
 
 
Unidade de pronto-atendimento infantil do Hospital Regional do Gama, no DF (Foto: TV Globo/Reprodução)

 

A Unidade de Pediatria do Hospital Regional do Gama (HRG) reabre nesta quinta-feira (2) após passar seis meses fechada. De acordo com a Secretaria de Saúde, a retomada se deve à contratação temporária de 24 pediatras. A pasta também diz que “revitalizou” o pronto-atendimento infantil, que custou R$ 139,24 mil.

O atendimento na unidade do HRG tinha sido suspenso totalmente em setembro do ano passado, sob o argumento de que o quadro de oito pediatras era insuficiente para o atendimento na enfermaria e no pronto-socorro. No entanto, pacientes já enfrentavam restrição desde agosto.

Durante o período parado, quem precisava ser recebido era encaminhado a outras unidades. Casos de alta complexidade eram atendidos no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib) – a 33 km de distância – e no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), por exemplo. Os menos complexos eram levados aos centros de saúde do Gama e de Santa Maria.

Interior da pediatria do Hospital Regional do Gama, no DF (Foto: TV Globo/Reprodução)

Antes, o governo tinha informado a expectativa de reabrir a unidade ainda em setembro do ano passado, quando anunciou a nomeação de 14 pediatras. No mês seguinte, no entanto, houve protestos em frente ao hospital cobrando a volta dos atendimentos.

 

Segundo a administração do HRG, entre 150 e 200 crianças são atendidas na emergência pediátrica do Gama diariamente, em tempo de serviço normal. Dados da secretaria indicam que 75% desses casos não são graves e, por isso, poderiam ser levados à atenção primária – UPAs ou postos de saúde.

 

document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);

Fonte:

Deixe um comentário