Antigo Lixão da Estrutural volta a ser utilizado

 

No primeiro dia, foi descarregado quase 1,5 milhão de toneladas de entulhos. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

 

 

 

Começou a operar a Unidade de Recebimento de Entulhos, na área do antigo lixão da Estrutural. No primeiro dia, 129 caminhões, de 57 empresas, deixaram 1.448 toneladas de entulho. Os primeiros veículos cadastrados chegaram por volta das 7h30  de segunda-feira (29) para depositar resíduos da construção civil. Ao todo, foram 228 viagens. Com o fechamento do lixão, o lugar fica restrito ao descarte desse tipo de material, até que sejam concluídas as licitações para áreas de triagem. O funcionamento é de segunda a sábado, das 7 às 19 horas.

Pela manhã, a Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada por causa de um grupo de catadores que queria entrar na unidade. Segundo a corporação, não houve confronto, e a situação se resolveu. O policiamento naquelas proximidades é periódico. O espaço recebe apenas resíduos da construção civil, que têm de ser depositados em local predefinido. A entrada é restrita a pessoas cadastradas no Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O registro deve ser feito no site da autarquia, por meio do Sistema de Gestão dos Resíduos da Construção Civil.

Pela ferramenta on-line, também é possível emitir o controle de transporte de resíduos (CTR). O documento será exigido para cada carga e pode ser apresentado em formato físico ou digital. O interessado precisa enviar ao SLU informações como a relação de veículos e de equipamentos a serem usados. No período de adaptação às normas, servidores do SLU estarão no local para cadastrar os transportadores que não estiverem devidamente registrados. O atendimento será das 7 às 18 horas.

Os procedimentos do cadastro e as normas de sinalização foram estabelecidos pelo Comitê Gestor do Plano Integrado de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil e Volumosos do Distrito Federal. As regras constam da Resolução nº 1, de 1º de novembro de 2017.

Deixe um comentário