Alimentos que aumentam a imunidade

Nessa época do ano, as gripes e os resfriados tomam conta de quase toda a população. Um dos fatores é o clima, pois, no verão, as pessoas estão mais propensas a saírem de um lugar quente e irem para um lugar frio (com ar condicionado, por exemplo). Nessa troca de temperaturas, ocorre um choque térmico, responsável pela queda da imunidade.

O mais importante é perceber os sintomas logo no início, para que o resfriado não se torne uma gripe, bem mais forte. A maior prevenção é evitar esses choques térmicos e, claro, beber muita água. Porém, caso não seja possível evitar a mudança de temperatura nos lugares, existem alguns alimentos que podem ajudar o nosso organismo a manter a imunidade bem alta.

O consumo de frutas e verduras é fundamental para manter uma alimentação equilibrada, colaborando para o aumento da imunidade. As frutas cítricas, como laranja, kiwi e acerola, por exemplo, são excelentes alternativas, pois são ricas em vitamina C. Já os vegetais potentes contra a gripe são os escuros, como brócolis, couve e espinafre.

É fundamental, igualmente, incluir sementes na dieta, pois são ricas em zinco. Leguminosas e carnes também. Já as castanhas e nozes, por exemplo, são ricas em vitamina E, importante combatente da diminuição da imunidade.

A castanha do pará merece um destaque maior, pois, além de aumentar a imunidade – quando combinada com alguma fruta cítrica – contém selênio, que auxilia na cicatrização.

Por fim, temos o betacaroteno, presente na cenoura e na pimenta, que, além de auxiliar no bronzeado – como muitos já sabem – ainda protege o organismo de infecções.

 

Natália Ribeiro

Deixe um comentário